Ajudar os pobres

Ajudar os pobres
Levítico 25:53
"Como servo contratado de ano em ano, estará com o comprador; o qual não dominará sobre ele com rigor diante dos teus olhos”

Ajudar os pobres sempre foi uma das maneiras de Deus abençoar um indivíduo. Ter pessoas pobres numa sociedade não é um problema atual, mas é um problema de cada geração. Você sempre vai ter pessoas pobres na sua sociedade. A maneira como eles são tratados pode determinar se uma pessoa tem ou não as bênçãos de Deus em sua vida e ministério.

Em Levítico 25, Deus mostrou aos filhos de Israel como eles deveriam tratar os pobres. Naqueles dias, uma pessoa pobre, muitas vezes se tornava um servo da pessoa a quem devia dinheiro. Não era o mesmo que nós pensamos da escravidão, embora às vezes se transformava nisso, era mais como se uma pessoa estivesse sendo empregada por alguém. Deus mostrou neste capítulo como os pobres devem ser tratados. Deixe-me mostrar-lhe o que Deus ensina sobre ajudar os pobres.

Em primeiro lugar, não trate os pobres de forma severa. O versículo acima diz: "... não dominará sobre ele com rigor diante dos teus olhos". Em outras palavras, só porque você tem o poder de prejudicar os pobres, você não deve fazê-lo. Só porque uma pessoa é pobre não lhe dá o direito de tirar proveito dela. Pode ser tentador, às vezes, tirar vantagem deles, porque eles não têm o poder ou os recursos para se defender, mas você estará lutando contra Deus, se o fizer.

Além disso, você deve tratar os pobres com dignidade e respeito. Deus lembrou aos filhos de Israel que eles eram escravos na terra do Egito, e Ele queria que eles se lembrassem de como se sentiam quando eram escravos. Da mesma forma, se Deus te abençoou e aumentou suas finanças, você nunca deve esquecer o que era quando você era pobre. Tenha cuidado para não tratar os pobres de uma forma severa só porque você sabe que eles não podem fazer nada para prejudicá-lo.

Em segundo lugar, dê aos pobres uma chance de trabalhar para saírem da situação. Quando uma pessoa pobre tinha uma conta a pagar, ele trabalhava para o indivíduo até que pagasse suas contas. Eu acredito que Deus está ensinando que você deve ajudar os pobres, mostrando-lhes como ganhar a vida através do trabalho. Não há nada de errado em dar dinheiro aos pobres, mas isso é apenas um alívio temporário. A melhor maneira que você pode ajudar os pobres é ensiná-los a ganhar a vida para que eles nunca tenham de ser dependente de outros. Ensine-os a usar o dinheiro com sabedoria.

Em terceiro lugar, dê aos pobres a esperança de que eles podem sair da situação. Deus estabeleceu o ano do jubileu para dar aos pobres a esperança de sair da situação. No ano do jubileu, todos os débitos eram perdoados e cada servo deveria ser liberado. Deus não queria que as pessoas não tivessem esperança de que eles não poderiam sair da situação. Sempre dê aos pobres a esperança de que eles podem sair da situação. Mostra-lhes à luz no final do túnel. Quando eles têm esperança, eles têm motivação para trabalhar para sair da situação que se encontram.

Lembre-se sempre que você tem mais do que alguém. Você pode não ter muito dinheiro, mas você tem mais dinheiro do que alguém. Aprenda a tratar aqueles que são mais pobres do que você da forma correta, e Deus será correto para ajudá-lo. Deus diz em Provérbios 19:17: "O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício". Se você se compadece dos pobres, tratando-os corretamente e ensinando-os a trabalhar para saírem da situação, Deus promete recompensá-lo por seus esforços.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem