Como a Bíblia define Arrogância?

Como a Bíblia define Arrogância?
O que a Bíblia diz sobre a arrogância? Como se define arrogância? Qual o resultado de ter uma atitude arrogante?

O que é arrogância?

A arrogância pode ser definida como; tendo uma atitude de superioridade e estar cheio de si mesmo ou de ter uma forma extrema de orgulho. Ela pode se manifestar de uma personalidade arrogante que torna difícil para os outros estar ao redor. Geralmente o arrogante têm um ego inflado e o senso de autoestima que é altamente superestimado. Uma pessoa arrogante pode ser presunçosa ou ter a pretensão de ser superior, e todos os outros são considerados muito inferiores e eles sentem que são muito melhores do que os outros. Um atleta que é arrogante pretende muito mais crédito para si mesmo do que outros na equipe. No coração de toda a arrogância está o orgulho e sabemos pela Bíblia que Deus resiste aos soberbos (Tiago 4:6).

O que Deus pensa do Arrogante

Surpreendentemente, o Livro dos Salmos tem mais a dizer sobre a arrogância do que qualquer outro livro da Bíblia e o fato é que "Os arrogantes não subsistirão diante dos teus olhos..." (Salmo 5:5) ou na presença de Deus e "Digo eu aos arrogantes: Não sejais arrogantes; e aos ímpios: Não levanteis a fronte" (Salmo 75:4). Uma pessoa ímpia "diz coisas arrogantes, e se gloriarão todos os que praticam a iniquidade" (Salmo 94:4), mas Deus irá "repreender os arrogantes, os malditos, que se desviam dos teus mandamentos" (Salmo 119:21). O salmista também escreveu "Que o arrogante será envergonhado" (Salmo 119:78).

Qual será o final do arrogante? "Os olhos arrogantes do homem serão abatidos, e a altivez dos varões será humilhada, e só o Senhor será exaltado naquele dia" (Isaías 2:11) e "O homem se abate, e o varão se humilha, e os olhos dos arrogantes se abaixam" (Isaías 5:15).

O destino do Arrogante

Jeremias tentou advertir a nação arrogante de Israel e a liderança que; a menos que eles se arrependessem e se humilhassem, eles seriam enviados para o cativeiro, mas eles não ouviram. Mesmo assim, Jeremias tentou avisá-los, escrevendo "Eis que eu sou contra ti, ó arrogante, diz o Senhor Deus dos exércitos; pois o teu dia é chegado, o tempo em que te hei de punir?" (Jeremias 50:31) porque, eventualmente, "tropeçará o arrogante, e cairá, e ninguém haverá que o levante; e porei fogo às suas cidades, o qual consumirá tudo o que está ao seu redor" (Jeremias 50:32). Assim como com orgulho, o rei Belsazar também tinha um coração arrogante e é por isso que Daniel escreveu sobre ele, "Mas quando o seu coração se elevou, e o seu espírito se endureceu para se haver arrogantemente, foi derrubado do seu trono real, e passou dele a sua glória" (5:20). Na verdade, quem é "arrogante nunca terá repouso" (Habacuque 2:5). Deus advertiu Jerusalém também dizendo: "então tirarei do meio de ti, os que exultam arrogantemente, e tu nunca mais te ensoberbeceras no meu santo Monte" (Sofonias 3:11).

A arrogância dos incrédulos

Paulo menciona uma lista de atributos dos não regenerados como "sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais" (Romanos 1:30), o que explica por que ele diz aos cristãos "Não seja arrogante, mas teme" diante de Deus (Romanos 11:20), porque alguns deles tinham aparentemente "se tornado arrogantes" (1 Coríntios 4:18). Parece mais fácil para o rico ser arrogante o que explica porque Paulo escreveu "Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham a sua esperança na riqueza, que é tão incerta, mas colocar a sua esperança em Deus (I Timóteo 6:17) e "especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas concupiscências, e desprezam toda autoridade. Atrevidos, arrogantes, não receiam blasfemar das dignidades" (2 Pedro 2:10).

Conclusão: Nós não temos nenhuma necessidade de ser arrogante, porque isso é muito parecido com estar cheio de orgulho e sabemos que Deus odeia o orgulho e aqueles que estão cheios de orgulho e arrogante são aqueles que Deus está contra e Ele irá humilhá-los (1 Pedro 5:5). A Bíblia define arrogância como alguém que é presunçoso, tem um ego inflado, e tem sua autoestima muito acima do seu valor real. Por que Deus resistir a você quando sabemos que Ele se aproxima daqueles que são de um espírito humilde e contrito (Salmo 34:18). Uma vez que isso é verdade, assim também é o oposto; Ele estará longe de todos aqueles que são arrogantes e orgulhosos.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem