Evitando o Preconceito (Bartolomeu)

Evitando o Preconceito (Bartolomeu)
Entre os doze apóstolos estava incluído "Bartolomeu [Natanael]" (Mateus 10:3).

O preconceito pode destruir relacionamentos e impedir que as pessoas venham a Cristo.

O preconceito é uma generalização desnecessária baseada em sentimentos de superioridade. É um pecado feio que alimentou o ódio e os conflitos durante séculos, dividindo nações inteiras e trazendo miséria indizível. Mas o preconceito é mais prejudicial quando cega as pessoas à Palavra de Deus. O profeta Jonas era tão preconceituoso contra os assírios, que ele se recusou a ir a Nínive para pregar a eles. Mesmo depois que Deus o convenceu a obedecer, ele quis morrer porque o povo de Nínive se arrependeu e Deus os poupou.

O preconceito também atingiu em cheio Natanael, cujo sobrenome era Bartolomeu (que significa "filho de filho de Tholmai"). João 1:45-46 diz: "Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa bem vinda de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem e vê".

Natanael era um estudioso da Palavra e estava procurando o Messias, mas não podia entender como o Messias poderia vir de Nazaré.

Nazaré estava as margens do mundo judaico - a última parada antes do território dos gentios. Talvez o povo de Caná, cidade natal de Natanael, fosse mais refinado e educado do que o povo de Nazaré. Qualquer que fosse a causa, a perspectiva de Natanael parecia ser que nada além de problemas poderia sair de Nazaré.

O preconceito cegou muitas pessoas ao evangelho. Os líderes religiosos judeus rejeitaram Jesus porque Ele não se encaixava na ideia dele de um Messias, Ele não era de Jerusalém, e não era treinado em suas sinagogas. Felizmente o desejo de conhecer a verdade de Natanael dominou seu preconceito e ele foi a Jesus.

Talvez você tenha família ou amigos que estão resistindo ao evangelho por causa do preconceito. Se assim for, não desanime e não desista! Jesus rompeu o preconceito de Natanael e o redimiu, e Ele fez o mesmo por milhões de outros.

Ore por aqueles que você conhece que estão cegos pelo preconceito, pedindo a Deus que abra seus olhos espirituais à Sua verdade.

Confesse qualquer preconceito que possa ter em seu próprio coração.

Praticar a unidade e a humildade é a melhor maneira de vencer o preconceito dentro do Corpo de Cristo. Leia Efésios 4:1-6 e Filipenses 2:1-8.

Que atitudes Paulo incentivou? Desencorajou?

Quem é o exemplo que devemos seguir de humilde serviço em favor dos outros?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem