Jesus foi casado?

Jesus foi casado?
A evidência para essa afirmação vem de dois evangelhos extra bíblicos, o Evangelho de Maria Madalena 17:10 - 18:21 e o Evangelho de Filipe 63:33-36. Ambos contêm observações que Jesus teve um relacionamento especial com Maria ou que ele a amava mais do que qualquer um dos doze discípulos.

Um texto usa o termo companheira para descrevê-la. Além disso, há um apelo no texto de Filipe, onde é dito que Jesus beijava Maria nos lábios. Assim, a inferência é que, se ele a beijava em público, ele seria seu marido.

Agora, os fatos são estes. Primeiro, quase todos os estudiosos questionam se esses evangelhos extra bíblicos contêm alguma coisa de valor em termos do Jesus histórico. No entanto, mesmo se tivessem, os textos observados realmente não afirmam que Jesus era casado.

Na verdade, o famoso texto do beijo nos lábios na realidade tem um espaço em branco no manuscrito original, justo no ponto em que ele descreve onde Maria foi beijada. Assim, poderia ser nos lábios ou na bochecha, ou simplesmente se referir a um beijo de comunhão.

O termo companheira é debatido quanto à sua força. A maioria interpreta o termo como apontando para uma relação espiritual que Jesus teve com Maria por causa do caráter místico do evangelho em que aparece. Por isso, não se refere ao casamento real, mas a uma comunhão que Jesus e Maria compartilhavam como crentes.

Mais do que isso, temos volumes de textos sobre Jesus dos cinco primeiros séculos. Eles incluem textos ortodoxos tradicionais e aqueles que foram rejeitados como heréticos. Em todos esses materiais, nem um único texto descreve Jesus como casado e a maioria afirma que ele não era, o que foi uma base para alguns argumentarem que os padres devem ser solteiros.

Em 1 Coríntios 9, o argumento parece ser que os cônjuges dos casados devem ser sustentados. Se Jesus tivesse sido casado Paulo poderia ter apoiado seu argumento observando este fato. Tudo isso leva à conclusão de que Jesus era solteiro.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem