O que Alpha e Omega significa quando usado na Bíblia?

O que Alpha e Omega significa quando usado na Bíblia?
Por que a Bíblia se refere à "o Alfa e o Omega?" O que essas palavras ou termos significam?

O Alfa

O Alfa é a primeira letra do alfabeto grego de onde nós temos a nossa palavra "alfabeto" porque as letras que usamos para construir as palavras na nossa língua estão todas contidas no nosso alfabeto.

A palavra "Alfa" pode significar um início enquanto a palavra "Omega" pode significar o fim, mas nas Escrituras significa muito mais do que um princípio e um fim. O apóstolo João escreveu sobre Jesus, dizendo: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim" (Apocalipse 22:13) e escrever sobre Jesus eternidade, João escreveu que Jesus disse: "Eu sou o Alfa e o Omega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso". (Apocalipse 1:8). Isto é, ele era (sempre existiu), Ele é (Rei dos reis e Senhor dos senhores), e ainda virá uma segunda vez (Apocalipse 22:20). Essa é uma descrição de Deus e é igual à que Isaias o profeta de Deus escreveu, "Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus" (Isaías 44:6). Jesus disse a João "Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu" (Apocalipse 2:8), pelo que esta frase também fala de Jesus que viveu e morreu e viveu novamente. A morte não pôde segurá-Lo porque Ele era sem pecado, como o Apóstolo Pedro escreveu que "ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela" (Atos 2:24).

O Omega

Uma vez que Jesus é Deus e estava com Deus no início (João 1:1-2), Ele sempre existiu e nunca houve um momento em que Jesus não existiu, porque, por definição, Deus é eterno e não tem começo nem ele tem um fim. O corpo de Jesus morreu, mas seu espírito não podia como a Sua morte na cruz, Ele clamou a Deus: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou" (Lucas 23:46). Foi então que "Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito" (João 19:30), assim que o espírito não pode morrer, o corpo terreno de Jesus morreu. Seu espírito voltou para o Pai, que o recebeu, e hoje, Ele está à direita do Pai e está em toda a Sua glória. Ele estava no princípio e fez parte do início da criação, mas Ele também estará no final desta época quando "O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos" (Apocalipse 11:15). Para aqueles que confiaram em Cristo, a morte não é o fim ... é apenas o começo, e é o momento em que vamos estar na presença de Deus (Apocalipse 21:3; 22:4).

O "TUDO"

Se você tem uma enciclopédia abrangente ou dicionário, e você começou com a primeira palavra no alfabeto, começando com a letra "A", e em seguida, passou para a última letra do alfabeto, com a letra "Z", talvez você possa entender por que Jesus diz que Ele é o Alfa e o Omega. O que ele está dizendo é que Ele é tudo de A a Z. Se você adquiriu todo o conhecimento humano que já foi conhecido e que inclui todas as palavras de conhecimento, de A a Z, Jesus é tudo mais e mais. Não há nada que Jesus não é, exceto pecado ou defeitos. Jesus é a perfeição que precisamos para entrar no reino de Deus, pois é somente através dele que podemos atingir a mesma justiça, uma vez que Jesus tem a mesma justiça que Deus exige (2 Coríntios 5:21). Inclusive alguns hinos cristãos que cantam que Jesus é "meu tudo" e Ele é tudo para mim, e ele deve ser considerado como tal, porque não há nada que já foi feito que não foi feito por Ele (João 1:3) portanto, Ele não é apenas o Filho de Deus, mas o Rei dos reis e Senhor dos senhores e de todas as coisas, incluindo a criação e nós. Ele sustenta tudo pela palavra de Sua boca e Ele governa sobre o universo e tudo o que está nele. Devemos reconhecer isso, quer ou estaremos cometendo um grave erro.

Conclusão

Dá glória a Deus e, especialmente a Jesus Cristo. Quando você contemplar Cristo, quer como seu juiz (Apocalipse 20:12-15) ou como seu Rei (Apocalipse 21:3; 22:4), então você vai ser como o Apóstolo João, que escreveu: "Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do inferno" (Apocalipse 1:17-18). Claramente este é Jesus que viveu, morreu e está vivo de novo e estará "vivo para sempre". Ele possui as chaves da morte e do inferno, porque Ele venceu a morte e trouxe a vitória da Sua morte.

Pela Sua morte, nós nunca mais seremos separados de Deus pelos nossos pecados (Isaías 59:2). "Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos" (Romanos 14:9) e Ele "morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele" (1 Tessalonicenses 5:10) e "se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele" (1 Tessalonicenses 4:14). Isso inclui todos os que morreram na fé e aqueles que estarão vivos na sua vinda; Ele, portanto, realmente é o Alfa e o Omega.



Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem