"Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9).
A paz verdadeira existe somente onde a verdade reina.
As pessoas muitas vezes definem a paz como a ausência de conflito, mas Deus a vê de maneira diferente. A ausência de conflito é meramente uma trégua, que pode acabar com as hostilidades abertas, mas não resolve os problemas subjacentes. Uma trégua simplesmente introduz uma guerra fria, que muitas vezes leva o conflito ao submundo, onde ela arde até chegar a um desastre físico ou emocional.
Tiago 3:17 diz: "A sabedoria do alto é primeiro pura, depois pacífica". A sabedoria divina, pureza e paz andam de mãos dadas. A paz é sabedoria em ação e nunca é estabelecida à custa da justiça. Ela traz justiça para a situação, buscando eliminar a fonte do conflito e criando relacionamentos corretos. As partes em conflito só conhecerão a verdadeira paz quando estiverem dispostas a admitir que sua amargura e ódio estão errados e humildemente buscam a graça de Deus para fazer as coisas certas.
Algumas pessoas equiparam a pacificação com questões de evasão, mas a verdadeira paz pode ser muito confrontadora. Em Mateus 10:34, Jesus diz: "Não penses que vim para trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas espada". Isso pode parecer contradizer Mateus 5:9, mas não contradiz: Jesus sabia que pessoas pecaminosas têm que ser confrontadas com a verdade antes que elas possam experimentar a paz. Isso pode ser um processo doloroso e difícil, porque as pessoas geralmente têm uma reação hostil ao evangelho antes de finalmente aceitá-lo. Até mesmo os crentes às vezes reagem negativamente quando confrontados com a verdade de Deus.
Ser um pacificador bíblico tem seu preço. Você pode esperar incomodar os incrédulos que se opõem abertamente à Palavra de Deus, bem como os crentes que comprometem sua verdade em prol da manutenção da "paz" entre pessoas de diferentes convicções doutrinárias. Alguns vão chamá-lo de mentalidade limitada e hostil para lidar com questões controversas. Alguns vão entender mal seus motivos ou até mesmo atacá-lo pessoalmente. Mas esse tem sido o caminho de todo verdadeiro pacificador - incluindo nosso próprio Senhor. Anime-se e seja fiel. Seus esforços para trazer a paz mostram que você é um filho de Deus.
Sugestões de Oração
- Peça a Deus que a ousadia nunca comprometa Sua verdade.
- Ore por aqueles que você conhece que estão sofrendo por causa do evangelho.
Para estudo adicional
- Leia Lucas 12: 51-53, observando como o evangelho pode trazer divisão mesmo entre as famílias.
Tags:
Devocionais