Qual o Papel do Espírito Santo no Antigo Testamento?

A primeira aparição do Espírito Santo no Antigo Testamento foi em um papel criador: "A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas" (Gênesis 1:2). Isto também incluiu a criação dos seres humanos: "O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida” (Jó 33:4).

O Espírito Santo no Antigo Testamento estava exclusivamente envolvido na vida de homens e mulheres, quando Ele "contendia" com homens perversos (Gênesis 6:3).

Neemias 9:20 revela o papel do Espírito no Antigo Testamento no ensino: "Também lhes deste o teu bom espírito para os ensinar" (ver também versículo 30). O Espírito Santo também ensina em Jó 32:8 e Salmo 143:10.

Qual o papel do Espírito Santo no Antigo Testamento?

O Antigo Testamento também revela que o Espírito Santo era uma manifestação da presença de Deus. Quando Davi confessou o seu pecado, ele suplicou a Deus: "Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito" (Salmo 51:11). Outras passagens também destacam esse papel (Salmo 139:7, Ageu 2:4-5).

Veja também: Qual o papel do Espírito Santo? Como o Espírito Santo está ativo em nossas vidas hoje?

O Espírito Santo também capacitou indivíduos no Antigo Testamento a fim de realizar um plano divino. As ações poderosas de Sansão foram realizadas quando "o Espírito do Senhor veio sobre ele poderosamente" (Juízes 14:6). Outros exemplos abundam, incluindo a obra do Espírito em José (Gênesis 31:8), Moisés e os 70 anciãos de Israel (Números 11:17), Gideão (Juízes 6:34), Davi (1 Crônicas 28:12) e muitos outros. Quando a tarefa era realizada, o Espírito Santo deixava a pessoa. Isto está em contraste com o papel atual do Espírito Santo habitando nos crentes e permanecendo com eles "para sempre" (João 14:16).

Um papel importante final em relação ao Espírito Santo no Antigo Testamento é o Seu relacionamento com o Messias. Isaías 42:1 profetizou: "Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele, e ele trará justiça às nações". Muito antes da vinda de Jesus Cristo, os profetas falaram do Messias como Aquele que teria o Espírito sobre Ele. Quando Jesus foi batizado no rio Jordão, "e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba", revelando claramente Jesus como o Messias (Lucas 3:22).

O Espírito Santo pode trabalhar em diferentes papéis em momentos diferentes, mas, como a terceira Pessoa da Trindade, Sua natureza é sempre a mesma. O mesmo Espírito envolvido na criação do universo vive dentro daqueles que seguem a Cristo hoje. Os cristãos gozam do benefício diário de uma relação pessoal com Deus através da presença do Espírito Santo. O Espírito que fortaleceu Sansão e fez Davi dançar agora nos dá poder e nos enche de alegria. "Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos" (Zacarias 4:6).

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem