Qual é a definição da igreja?

Qual é a definição da igreja?
Embora a "igreja" tenha chegado a significar um edifício ou organização, a ekklēsia original grega significava "uma reunião, assembleia" e é a base para a nossa palavra "congregação". E isso é o que Deus projetou a igreja para ser - um grupo de pessoas.

A definição de uma "igreja" como um edifício separado especificamente para a adoração seria estranha para os primeiros crentes, uma vez que eles se reuniam em lares. Quando um edifício foi mencionado no Novo Testamento, sempre foi em relação à igreja que se reunia lá (Romanos 16:5, 1 Coríntios 16:19, Colossenses 4:15, Filemom 1:2).

A igreja era o povo, não o edifício. Com a legitimação e afluência do cristianismo em anos posteriores, a "igreja" veio a significar o edifício onde as pessoas se encontram. Agora, muitas vezes é usado para significar uma determinada denominação. Mas o verdadeiro significado da palavra "igreja" é o grupo de crentes.

Cristo é a cabeça da igreja, e a igreja é o corpo de Cristo (Efésios 1:22-23). Os membros do corpo são todos cristãos. "Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um membro, mas muitos" (1 Coríntios 12:12-14). A igreja universal é definida como todos que receberam o Espírito Santo, não importa sua localização, denominação ou época. Para assegurar a ordem e proporcionar comunhão, a igreja universal também é dividida em igrejas locais.

A igreja universal é o corpo de Cristo, composto por todos os que receberam Cristo como seu Salvador. É composto de cada crente de cada país e de cada época desde o Pentecostes (Atos 2) até o retorno de Cristo. Embora uma denominação específica possa ensinar uma visão mais precisa de Deus e Sua Palavra do que outra, a igreja universal não reconhece nenhuma denominação, apenas crentes individuais unidos em um só corpo.

Não importa a denominação ou o tamanho de uma igreja local, o propósito é fazer corporativamente o que todos os que professam o nome de Jesus devem fazer individualmente - glorificar a Deus na adoração, obedecer e honrá-Lo em tudo que fazemos e encorajar uns aos outros a fazer o mesmo.

A igreja não é um edifício; é um grupo de pessoas. Não é uma denominação; a igreja é todos aqueles que receberam o Espírito Santo. E não concede a salvação; é o povo, amando e glorificando a Deus e ensinando aos outros sobre o conhecimento salvífico de Cristo.

Como crentes, estamos unidos com todos os cristãos desde Pedro até a menor criança no corpo de Cristo. A igreja local é onde os membros da igreja universal podem aplicar 1 Coríntios 12, encorajando, ensinando e edificando uns aos outros no conhecimento e graça do Senhor Jesus Cristo.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem