Qual o propósito de Deus ao estabelecer a igreja?

Qual o propósito de Deus ao estabelecer a igreja?
A igreja é o corpo de Cristo - um grupo de pessoas unificadas (Efésios 4:1-3) sob Cristo, que o representam e o refletem no mundo (1 Coríntios 12:12-17). O propósito da igreja é unir pessoas de diferentes origens e talentos e proporcionar-lhes treinamento e oportunidades para a obra de Deus. Ela realiza isso internamente, dentro do corpo e externamente, no mundo.

Atos 2:42 explica a função interna da igreja: "e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações". Jesus confiou à igreja a tarefa de ensinar a sã doutrina do corpo. Existem muitas influências no mundo que afirmam ter a verdade, mas Deus confiou Sua palavra à igreja (Efésios 4:14). Ainda assim, o conhecimento da doutrina é inútil se não for usado (1 Coríntios 13:2): "E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo" (Efésios 4:11-13). O ensino sadio leva à maturidade espiritual que leva à edificação do corpo de Cristo.

O propósito da igreja é também proporcionar um lugar para "partir o pão". Muitas vezes, isso significa apenas comer juntos e viver a vida juntos (Atos 2:42). Formalmente, partimos o pão na Ceia do Senhor (1 Coríntios 11:23-26). A prática da Ceia do Senhor nos unifica ao nos lembrar que todos somos salvos pelo sacrifício de Cristo. Praticamente, também proporciona uma oportunidade para reconciliar as diferenças e os erros corretos ao examinar nossas interações com os outros crentes (1 Coríntios 11:27-28).

Leia também: O que é o estudo teológico da eclesiologia?

O resultado natural do ensinamento sadio e de um corpo unificado é que os membros da igreja cuidarão uns dos outros. A maneira mais poderosa de cuidar dos outros é orar por eles (Atos 2:42). Assim como a igreja primitiva orava uns pelos outros (Atos 12:5, Filipenses 1:3-4), devemos levar as necessidades uns dos outros diante de Deus (Filipenses 4:6-7). Dentro da igreja também somos chamados a mostrar honra (Romanos 12:10), compaixão (Efésios 4:32), encorajamento (1 Tessalonicenses 5:11) e amor (1 João 3:11). E devemos satisfazer as necessidades práticas uns dos outros. Tiago 1:27 diz: "A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo". Um dos propósitos principais da igreja é prover as necessidades de seus membros (Atos 20:34-35 e Romanos 15:26).

Externamente, o propósito da igreja é cumprir a Grande Comissão como Jesus ordenou em Mateus 28:18-20. Não há um propósito mais nobre para a igreja do que introduzir outros a Cristo. Fazemos isso em parte, certificando-nos de que o representamos fielmente e nos tornamos quem Ele nos chamou para ser. Filipenses 2:15 exorta-nos a ser " irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo". Seja testemunhando as pessoas em nossos bairros ou enviando outros para terras estrangeiras, a igreja é chamada a manifestar o Espírito Santo em nós, incorporando o caráter de Jesus e dizendo a outros sobre Ele.

O propósito da igreja é ser a família espiritual do crente. É através da igreja que Deus toma pessoas com personalidades e dons diferentes, unifica-as como um único corpo e as prepara para cuidar umas das outras e alcançar o mundo. Não fomos feitos para viver a vida cristã sozinhos; cercados pelo ensino bíblico e a comunidade amorosa da igreja, juntos encontramos nosso próprio propósito na vida.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem