Como Lidar Com Mudanças

Como Lidar Com Mudanças
Sempre que há crescimento, há mudança. O crescimento é cheio de mudanças. Por exemplo, um bebê não vai agir como um adolescente. Um adolescente não vai agir como uma criança ou um bebê. Da mesma forma, um adulto não vai agir da mesma maneira que uma criança age. Em cada um desses estágios da vida, a mudança acontece quando eles crescem para a próxima fase.

Se uma pessoa não aceita a mudança do crescimento físico, ela vai parecer e agir estranhamente. Por exemplo, imagine um jovem que não aceita o crescimento. Se ele não aceitar o crescimento, ele vai querer usar a mesma calça que usava quando era mais jovem e menor. A incapacidade de mudar fará com que o jovem não seja capaz de se dar bem com os outros de sua idade e isso o impediria de alcançar seu potencial se ele aceitasse as mudanças. A mudança é sempre uma parte do crescimento.

1 Coríntios 13:11 diz: "Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino". Este versículo deixa claro que com o crescimento há mudança. Este versículo também deixa claro que, à medida que você cresce, você deve estar disposto a aceitar as mudanças do crescimento se quiser que Deus faça coisas maiores através de sua vida. Deus tem grandes coisas reservadas para cada igreja, e para você como um indivíduo, mas essas grandes obras nunca vão acontecer, enquanto você ficar em um estágio de menino e recusar as mudanças que são causadas por causa do crescimento. Deve haver um momento em cada igreja e na vida do indivíduo quando se deve "acabar com as coisas de menino". Em outras palavras, você deve estar disposto a aceitar a próxima etapa da vida se quiser crescer.

Em uma igreja ou organização em crescimento, as mudanças nem sempre são fáceis de aceitar. Por exemplo, uma igreja menor tem uma proximidade com seu pastor que as igrejas maiores não têm. Os membros de uma igreja pequena têm um acesso ao seu pastor que as igrejas maiores não podem ter. Uma igreja menor é capaz de tocá-lo em uma base regular; no entanto, à medida que a igreja cresce, esse pastor não terá o tempo que ele teve uma vez para dar a cada membro da igreja. Se essa igreja deseja aumentar seu potencial para Cristo, ela vai ter que aceitar essas mudanças que são causadas por causa do crescimento.

Os filhos de Israel experimentaram muitas mudanças desde o tempo em que deixaram o Egito até o momento em que conquistaram a Terra Prometida. Quando estavam no deserto, tinham maná caindo do céu todas as manhãs, mas quando atravessaram o rio Jordão, o maná parou de cair. Quando saíram do Egito, seguiram uma nuvem durante o dia e uma coluna de fogo à noite, mas essa forma de liderança cessou quando entraram na Terra Prometida. O crescimento deles dependia da capacidade de aceitar as mudanças que vinham do progresso futuro. Na verdade, uma vez eles se recusaram a mudar o que resultou foi o vagar no deserto por mais quarenta anos. Quando aceitaram as mudanças que Deus enviou no caminho deles, eles foram capazes de conquistar a Terra Prometida e desfrutar as promessas e bênçãos de Deus.

2 Pedro 3:8 diz: "Mas crescei na graça, e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ...". Se você crescer como cristão, terá que aceitar as mudanças que Deus envia a você. Em última análise, se trata de saber se você vai ou não ter fé suficiente para que Deus saiba o que está fazendo. Se você não aceitar as mudanças que Deus enviou para você, você pode afastar o potencial que Ele tem para você. Há oito coisas que você precisa manter em mente e que irá ajudá-lo a aceitar e lidar corretamente as mudanças causadas pelo crescimento.

1. Respire

Em vez de reagir imediatamente à mudança, pare e respire um pouco para dar lhe tempo para entender e ver o bem que Deus tem para você através das mudanças. Isaías 40:31 lembra-nos: "mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão". Este tempo de espera em Deus é para ajudá-los a entender o que Ele está fazendo através de você. Salmos 46:10 nos lembra: "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra". Há momentos em que você só precisa parar e ficar em silêncio para que você possa dar a Deus uma chance de fazer a obra que Ele quer fazer através de você.

2. Não presuma que cada mudança é um compromisso

Só porque algo muda não significa que é um compromisso. Eu não estou de forma alguma dando credibilidade aqueles cuja mudança é um resultado de comprometer as verdades da Palavra de Deus; no entanto, há momentos em que Deus envia a mudança ao nosso caminho para o nosso próprio bem. Provérbios 18:13 diz: "Responder antes de ouvir, é estultícia e vergonha". Comentar uma mudança sem ter tempo para assimilar o que a mudança consiste pode fazer você parecer um tolo. Você será sábio se não fizer nenhum comentário quando você ouve sobre mudanças, mesmo se a mudança parece ser desconfortável. Você pode achar que uma vez que você entende todo o quadro da mudança, não há nada de biblicamente errado com ela.

3. Não deixe que suas preferências sejam a medida da verdade

Só porque você não gosta de uma mudança não significa que ela é errada. Receio que muitas vezes rotulamos alguém de comprometer a verdade somente porque eles não fizeram algo como se o fizéssemos. Os fariseus eram conhecidos por esse aspecto em Mateus 15:9, onde diz: "Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem". 2 Coríntios 10:12 adverte: "pois não ousamos contar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, estão sem entendimento". Quando você se faz a medição da verdade, você está colocando-se acima de Deus e Sua Palavra. A preferência não é doutrina; por isso não tente forçar para que todos se encaixem em seu molde. O único molde em que devemos nos conformar é o molde da Palavra de Deus.

4. Durante o tempo da mudança, foco no imutável

Há uma constante que irá ajudá-lo a manter a sua sanidade durante os tempos de mudança, que é manter o foco no Senhor. Hebreus 13:8 nos mostra a constância de Jesus Cristo quando diz: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e para sempre". Durante os tempos de mudança, permanecer focado em Jesus Cristo ajuda a manter a estabilidade que você precisa.

5. A mudança é contra a Palavra de Deus?

A única pergunta que você deve sempre fazer quando a mudança ocorre é: isso contradiz a Palavra de Deus. A igreja em Beréia não condenou imediatamente Paulo e Silas quando ouviram algo diferente; em vez disso, eles "examinavam as escrituras diariamente" para ver "se aquelas coisas eram assim". A Palavra de Deus é sempre nossa autoridade final, e quando a mudança ocorre e você não tem certeza, seria muito sábio gastar tempo examinando as Escrituras para ter certeza de que a mudança não destoa da Palavra de Deus.

6. Pergunte à autoridade sobre o que você não entende

Um dos maiores erros que vejo os cristãos cometerem é que eles nunca vão à autoridade para uma explicação quando eles não entendem as mudanças. Mateus 5:23-24 deixa claro que quando você tem um problema com um irmão em Cristo, você deve ser "reconciliado" com ele. Em outras palavras, você deve ir até ele e perguntar pessoalmente sobre suas diferenças. Você pode compreender plenamente o propósito da mudança se você pedir à autoridade com a atitude certa em vez de fofocar sobre elas ou condená-las. Não deixe que a mudança supure dentro de você. A maioria das autoridades ficariam felizes em responder suas perguntas sobre mudanças, se você simplesmente perguntar.

7. Ore para que Deus ajude seu espírito

Quando você estiver lutando com as mudanças, peça a Deus para ajudar seu espírito. Paulo deixou isso claro a Filemom em Filemom 1:25 quando ele disse: "A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito. Amém". Durante os tempos de mudança, a graça de Deus pode estabilizar seu espírito e ajudá-lo a manter uma atitude correta em relação à sua igreja e sua liderança.

8. Peça a Deus para mudar quem está errado

Uma das orações que oro inúmeras vezes quando eu discordo com alguém é pedir ao Senhor para mudar quem está errado. Provérbios 17:3 diz: "O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é que prova os corações". Se orar sinceramente assim, ficará surpreso como o Senhor mudará o coração de quem estiver errado. Às vezes, será seu coração que Ele mudará, e outras vezes será o coração da autoridade que Ele mudará.

A maioria dessas mudanças que eu estou falando acontecem durante mudanças de função de liderança. Se você não for cuidadoso, você comparará o novo estilo de liderança com o velho e rebelde quando na realidade as novas ideias que o novo líder tem podem não estar erradas. Agora, se ele começar a mudar o que as Escrituras dizem, não acompanhe as mudanças. No entanto, se suas mudanças são puramente preferenciais e de estilo, não deixe que sua mesquinhez e recusa em aceitar o que Deus está fazendo se tornar o obstáculo para a obra do Senhor.

Se você for como eu, eu fico desconfortável com a mudança. Quando ouço falar de mudança, minha resposta natural é preocupação. Eu não estou esperando que você aceite a mudança imediatamente. Na verdade, fico emocionado que você hesite quando as mudanças acontecem porque essa hesitação é a guarda que Deus colocou dentro de você para lhe dar tempo para discernir se a mudança é errada.

Entretanto, não deixe sua hesitação virar condenação sem aplicação escritural. Se as mudanças são puramente de estilo, engula o seu orgulho e deixe a autoridade fazer o que ela sente que o Senhor está levando-o a fazer. Se as mudanças não são bíblicas, ore para que Deus mostre a autoridade onde ela está errada, vá até a autoridade com a atitude certa e mostre nas Escrituras onde você sente que ele está errado. Se você não pode aceitar as mudanças sem compromisso ou com a atitude certa, polidamente e calmamente saia e encontre o lugar onde você pode servir sem reservas ao Senhor com uma boa consciência. Não faça da sua agenda destruir o lugar que você deixou, mas siga em frente e deixe que o SENHOR faça o que julgar melhor.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem