O Que Quer Dizer Paracleto? Como O Espírito Santo É Nosso Paracleto?

O Que Quer Dizer Paracleto? Como O Espírito Santo É Nosso Paracleto?
Em João 14:16-17 lemos Jesus dizendo: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre; a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós". "Ajudador" (advogado, conselheiro ou consolador em outras traduções) vem da palavra grega parakletos. Este termo se referia a uma pessoa chamada ao lado de outra. Inclui a ideia de quem conforta e auxilia.

Nesse contexto, somos informados de que o Espírito Santo é Aquele que nos auxilia ou nos conforta para sempre. Ele não vem e depois sai de novo. Ele estará conosco por todo o tempo, desde o momento em que acreditamos no futuro da eternidade. Efésios 1:13-14 note que o Espírito Santo é um depósito que garante a nossa futura redenção com o Senhor: "no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória".

Uma observação interessante também é encontrada em que João 14:16 refere-se ao Espírito Santo como "outro Ajudador". Isso indica que o papel do Espírito Santo na vida de um crente agora é semelhante ao que Jesus deu a Seus discípulos durante seu tempo juntos na terra. Jesus era o Paracleto ou Consolador que guiava os discípulos a viver de acordo com os Seus caminhos. Embora fossem imperfeitos e às vezes desobedeciam, Jesus estava ao lado deles e os ajudou a conhecer e viver Sua verdade.

Outro aspecto do Espírito Santo como nosso Paracleto é que Ele nos ajuda a viver o fruto do Espírito. Gálatas 5:22-23 enumera este fruto como "... amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei". Quando vivemos o fruto do Espírito, "andamos pelo Espírito" (Gálatas 5:16), agradando a Deus e servindo aos outros.

Muitas observações podem ser feitas sobre o Espírito Santo como o Paracleto do crente. Ele é pessoal, poderoso, protege e persevera. O Espírito convence, conforta, aconselha e nos chama à vida santa. Como Romanos 8:31 ensina, "Se Deus é por nós, quem pode ser contra nós?"
Segundo Pedro 1:3 afirma: "visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude". Não precisamos buscar "mais de Deus"; Ele já vive dentro de nós. Não precisamos ir "procurar a Deus" como crentes; Ele já está conosco. Não precisamos descobrir se Deus se importa conosco; Ele já está conosco, cuidando e guiando para nos manter próximos de Deus e de Seus caminhos.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem