Quando muitas pessoas ouvem o termo “salvação”, elas imediatamente pensam em algo que ocorreu em seu passado.

Muitos protestantes acreditam que a salvação foi recebida no instante em que expressaram uma fé genuína em Cristo como seu Salvador pessoal, e que ela nunca pode ser perdida. Como iremos observar, essas ideias não são precisas.

Vamos considerar várias passagens que falam da salvação - de pontos de vista variados do “tempo”.

Salvação: Passado, Presente e Futuro

Salvação: Futuro


Na Grande Comissão, segundo o registro de Marcos, Jesus disse: “Aquele que crer e for batizado será salvo...” (Marcos 16:16). Esta passagem fala do pecador que nunca conheceu a Cristo, mas que aprende do Senhor, crê em seu evangelho e, baseado na fé penitente, é batizado na água.

Qual é o resultado? Ele “será salvo”. O verbo é uma forma de tempo futuro, a salvação sendo contingente à obediência especificada. É lamentável que tantos repudiem esta declaração muito clara.

Primeiro, o texto nega a falsa noção de “universalismo”, ou seja, a ideia de que todas as pessoas serão salvas no final. Em segundo lugar, refuta a teoria calvinista de que "eleição" é "incondicional". Terceiro, como já foi dito, ela contradiz a ideia errônea de que a salvação é somente pela "fé"; antes, “obras” [obediência] também estão envolvidas na salvação (ver Tiago 2:24). As “obras” em Tiago 2 tem a ver com a conduta dos homens, medida pelo padrão de religião e retidão.

Salvação: Passado

Escrevendo de uma perspectiva de tempo diferente, Paulo lembrou a Tito que, como resultado de sua bondade e misericórdia, Deus “nos salvou, através da lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tito 3:4-5).

O verbo aqui é uma forma do pretérito. Refere-se à salvação recebida quando alguém se submete à “lavagem” (batismo - Atos 22:16) de “regeneração” (o novo nascimento - João 3:3-5). Isso foi resultado da instrução “renovadora” do Espírito Santo, operando através da mensagem do evangelho (Efésios 6:17). No ponto de nosso batismo, todos os nossos pecados passados ​​foram perdoados para sempre.

Salvação: Presente

Ao contrário da crença de muitos, o processo de salvação não termina com a nossa conversão a Cristo. O resgate não é um "acordo fechado" que nunca pode ser perdido. Esse é o dogma de Calvino, não de Cristo.

Em uma carta para a igreja em Corinto, Paulo escreveu: “Agora, eu vos faço conhecer irmãos, o evangelho que vos preguei (…) pelo qual também sois salvos” (1 Coríntios 15:1-2). O verbo grego traduzido “são salvos” é uma forma de tempo presente; literalmente, “estão sendo salvos” (veja também 1:18). A salvação é um processo contínuo enquanto vivemos fielmente a vida cristã.

Final Futuro

Paulo afirmou uma vez que: “a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes” (Romanos 13:11). Mais tarde, ele diria a Timóteo: “E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará salvo para o seu reino celestial” (2 Timóteo 4:18). O apóstolo Pedro falaria dos cristãos “recebendo o fim [objetivo] de sua fé, até mesmo a salvação de suas almas” (1 Pedro 1:9).

Recentemente achei bastante notável que um estudioso da Bíblia reconhecido internacionalmente, Peter Davids, escreveu o seguinte em relação a 1 Pedro 1:9.

A salvação, então, é um objetivo. É para isso que os cristãos estão se movendo. De acordo com 1 Pedro, começa com o batismo (1 Pedro 3:21), mas é finalmente revelado apenas "no último tempo" (1 Pedro 1:5). A marca daqueles que estão "sendo salvos" é a permanecia firme na fé sob a perseguição.

Isso é o mais refrescante de um erudito denominacional. Regozije-se, portanto, em sua salvação - passado, presente e futuro - se realmente você abraçou as promessas do Senhor (Hebreus 5:9).

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem