Sem dúvida, a Bíblia é o livro mais influente da história do mundo. Algumas das mentes mais brilhantes das quais a raça humana pode se gabar foram atraídas para esse volume antigo.

Neste artigo, chamamos a atenção para sete grandes verdades sobre a Bíblia que são de vital importância.

Sete Verdades Importantes Sobre a Bíblia

Origem

Quanto à sua origem, a Bíblia é, em última instância, de Deus.

A humanidade sozinha não poderia ter escrito se quisesse, e ele não teria composto se pudesse. As Sagradas Escrituras são a palavra de Deus!

O salmista declarou: “Tuas palavras tenho guardado no meu coração, para não pecar contra ti” (Salmo 119:11; 119:89, 105, 130). Nosso próprio Senhor anunciou que “o homem não viverá somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4).

E Paulo tinha palavras de louvor para os santos em Tessalônica em que eles receberam a mensagem do evangelho, não como a palavra dos homens, "mas, como é verdade, a palavra de Deus" (1 Tessalonicenses 2:13).

É claro que é verdade que Deus empregou homens para transmitir sua palavra à família humana. Cerca de quarenta pessoas foram usadas para escrever as Escrituras.

No entanto, a fonte última do documento divino é o próprio Deus Todo Poderoso. A Bíblia simplesmente não pode ser explicada em nenhuma outra base!

Inspiração

Mas suponha que seja admitido que a mensagem bíblica é, em última instância, do Senhor.
Podemos ter certeza de que os escritores que escreveram os manuscritos originais o fizeram infalivelmente?

Sim, nós podemos. O processo pelo qual Deus protegeu a integridade de sua palavra é chamado de “inspiração”.

Paulo lembrou a Timóteo que “toda escritura é inspirada por Deus” (2 Timóteo 3:16). A expressão “inspirada por Deus” significa literalmente no testamento grego, “soprada por Deus”. Ela sugere que o autor divino dos escritos sagrados soprou na mente de seus escritores escolhidos a mensagem exata que ele queria transmitir à humanidade.

E os escritores bíblicos reconheceram alegremente isso. Eles não reivindicaram originalidade para suas produções.

Davi, por exemplo, afirmou: “O Espírito de Jeová falou por mim, e sua palavra estava sobre a minha língua” (2 Samuel 23:2). Jesus declarou que Davi, “no Espírito”, referiu-se à vinda do Messias como “Senhor” (Mateus 22:43; Atos 1:16).

Paulo escreveu que as coisas que “nós [apóstolos] falamos [não] são em palavras que a sabedoria do homem ensina, mas que o Espírito ensina” (1 Coríntios 2:13).

É a isso que os estudiosos se referem quando falam da inspiração verbal da Bíblia. Eles querem dizer que as próprias palavras das Escrituras são dadas por Deus.

É verdade, é claro, que Deus utilizou os talentos, origens e personalidades dos escritores inspirados para transmitir sua mensagem divina. Não obstante, é um fato indiscutível que o Senhor guiou os escritores sagrados que expressaram a vontade do Céu com absoluta precisão.

Transmissão

Os escritos originais, que coletivamente passaram a ser chamados de “Bíblia”, caíram no esquecimento. Nenhum desses autógrafos originais permanece e, sem dúvida, por boas razões.

Se os homens tivessem acesso a esses pergaminhos antigos, eles provavelmente os adorariam, em vez de seu autor. E assim, na providência de Deus, eles desapareceram há muito tempo.
Isso sugere, porém, que as cópias que agora possuímos não são confiáveis ​​como depositários da verdade divina?

De forma alguma. A supervisão sagrada assegurou que as Escrituras fossem notavelmente e precisamente preservadas. O registro bíblico em si é testemunho disso.

Por exemplo, Paulo afirma que Timóteo desde os seus primeiros anos tinha conhecido os escritos sagrados que foram capazes de tornar o jovem sábio para a salvação (2 Timóteo 3:15). Os "escritos sagrados" aos quais Paulo se referiu são os livros do Antigo Testamento. Nenhum dos escritos do Novo Testamento havia sido escrito ainda quando Timóteo era um “bebê”.

Timóteo talvez tenha sido guiado por sua piedosa mãe e avó (2 Timóteo 1:5) que sem dúvida muitas vezes o levaram para os cultos da sinagoga. Embora não haja menção de uma sinagoga em Listra, a cidade natal de Timóteo (Atos 16:1), havia uma em Icônio (Atos 14:1), a cerca de vinte e um quilômetros de distância.

Na sinagoga, o texto sagrado era lido. Obviamente, no entanto, aquelas antigas sinagogas possuíam apenas cópias dos autógrafos originais do Antigo Testamento. Mas a integridade dessas narrativas foi tão preservada que Paulo pôde afirmar que seu desígnio original permaneceu intacto - isto é, tornar os homens sábios para a salvação.

Tradução

O texto original da Bíblia estava em três idiomas. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico (com algumas pequenas porções em aramaico) e o Novo Testamento foi escrito em grego.

Como a maioria das pessoas não lê suas Bíblias nos idiomas originais, elas dependem de uma tradução.

Esta questão é, portanto, apropriada. Podemos saber que estamos lendo a genuína palavra de Deus, embora possamos ler uma tradução?

Claro que nós podemos. E precisamos apenas apelar ao próprio Novo Testamento para provar o ponto.

A versão mais importante do Antigo Testamento foi a Septuaginta. Em cerca de 250 a.C. em Alexandria, no Egito, o Pentateuco hebraico foi traduzido para o grego. O restante do Antigo Testamento foi feito de forma fragmentada, sendo completado por pelo menos 117 a.C.

Na época em que Cristo veio à Terra, essa tradução grega tornou-se a Bíblia do povo judeu. É sem dúvida por que os escritores do Novo Testamento citavam com mais frequência a Septuaginta quando apelavam para o Antigo Testamento. De fato, das trezentas ou mais citações do Novo Testamento, a grande maioria concorda com a Septuaginta.

O próprio Senhor Jesus citou com frequência essa versão.

Cristo poderia até citar a tradução grega e dizer: “Não lestes o que foi dito por Deus?” (Mateus 22:31, 32). O próprio Senhor afirmou que o processo de tradução não destruiu a verdade sagrada.

A qualquer momento, portanto, um verso é fielmente traduzido do texto original para outro idioma, a inspiração e a autoridade da palavra inicial de Deus são preservadas.

Compreensão

Mas aqui está outra questão de grande importância. E se concordarmos que as Escrituras foram transmitidas e traduzidas fielmente?

Não é um fato que a mente do homem é tão irremediavelmente corrupta e a Bíblia é um livro tão envolto em mistério que simplesmente não podemos entendê-lo sem orientação sobrenatural?

Não, isso não é verdade, embora seja comumente ensinado por teólogos católicos e protestantes. O romanismo alega que a Bíblia “é apenas uma letra morta chamando por um intérprete divino”. Aquele “intérprete divino” que eles afirmam é supostamente o clero da Igreja Católica.

E muitos grupos sectários ensinam que o homem é tão depravado pelo pecado que ele não pode compreender o ensino da Bíblia. Ele está, portanto, em “necessidade de um ensino sobrenatural interior do Espírito”.

Ambas as visualizações são completamente erradas.

Na parábola do semeador, Jesus disse que o bom solo é “aquele que ouve a palavra e a entende” (Mateus 13:23).

Paulo declarou que aqueles que leram as palavras que ele escreveu poderiam “perceber” (entender) sua compreensão do sistema do evangelho (Efésios 3:4). Mais tarde, na mesma carta, ele desafiou: “Não vos enganeis, mas entendais qual é a vontade do Senhor” (Efésios 5:17).

Nunca deixou de me surpreender que uma série de denominacionalistas possa afirmar ter a orientação sobrenatural e iluminadora do Espírito Santo e ainda ensinar cem doutrinas contraditórias. Que reflexão sobre a divindade!

Qualquer pessoa que tenha um coração sincero e um forte desejo de compreender a vontade de Deus pode compreender os elementos simples e essenciais das Escrituras. A única coisa que ele deve fazer é exercitar disciplina suficiente para estudar muito, aplicando sólidos princípios de interpretação.

Demonstração

Um mero conhecimento teórico da Bíblia é inútil.

Cristo declarou: “São os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” (Lucas 11:28).

Nós devemos permitir que a palavra de Deus trabalhe em nós (1 Tessalonicenses 2:13). Ou como Tiago disse: “praticantes da palavra, e não somente ouvintes” (Tiago 1:22). A Palavra é capaz de nos edificar e nos dar a herança pela qual ansiamos (Atos 20:32).

Quando exaltamos a Bíblia como a verdade de Deus, mas não permitimos que a palavra habite ricamente em nós (Colossenses 3:16), fazemos um grande desserviço à causa da verdade. Por exemplo, Paulo observa que a falta de conduta cristã pode fazer com que a palavra de Deus seja blasfemada (Tito 2:5).

Em contraste, uma vida cristã fiel pode atrair uma atenção favorável às Escrituras (1 Pedro 3:1). Nosso Senhor foi o exemplo perfeito de alguém que exerceu a verdade, tanto em palavras como em atos (Atos 1:1).

Proclamação

Ninguém hoje tem acesso à verdade divina por meio de qualquer comunicação pessoal com a divindade.

Deus não fala em sonhos, visões ou iluminação sobrenatural do Espírito Santo. A revelação objetiva foi revelada através da Bíblia completa, e os homens somente serão expostos à mensagem das Escrituras enquanto distribuímos o volume sagrado e proclamamos sua mensagem salvadora.

A comissão do Senhor nos obriga a pregar o evangelho a toda a criação (Marcos 16:15). "Pregue a palavra", foi a advertência ardente de Paulo a Timóteo (2 Timóteo 4:2).

Todo cristão deve levar a sério sua obrigação de ensinar a Bíblia de acordo com seu papel divino, capacidade e oportunidade.

A igreja de hoje precisa desesperadamente reacender a paixão do evangelismo do primeiro século. A Bíblia só pode ser eficaz quando em contato com o coração humano. Trabalhemos para semear a semente do reino dos céus (Lucas 8:11).

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem