Nada muda o amor de Deus por seus filhos.

Mas o que é ágape? Como esse tipo de amor se expressa?

Paulo nos dá uma excelente descrição:

O amor é muito paciente e gentil, nunca ciumento ou invejoso, nunca presunçoso ou orgulhoso, nunca arrogante, egoísta ou rude. O amor não busca os seus próprios interesses. Não é irritável ou sensível. Não guarda rancor e dificilmente notará quando outros o fazem errado.

Nunca é feliz com a injustiça, mas se alegra sempre que a verdade vence. Se você ama alguém, você será leal a ele, não importa o custo. Você sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele e sempre defenderá sua posição.

Todos os dons e poderes especiais de Deus algum dia chegarão ao fim, mas o amor continuará para sempre...

Há três coisas que permanecem - fé, esperança e amor - e a maior delas é o amor.

No próximo capítulo, o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, adverte: "Que o amor seja o seu maior objetivo".

Deixe-me compartilhar com você cinco verdades vitais sobre o amor que o ajudarão a entender a base do amor pela fé.

5 Verdades Sobre o Amor: Deus Ama Incondicionalmente

1. Deus Ama Você Incondicionalmente

Deus ama com ágape, o amor descrito em 1 Coríntios 13. Ele o ama tanto que enviou Seu Filho para morrer na cruz por você, para que você tenha a vida eterna. Seu amor não é baseado no desempenho. Cristo te ama tanto que enquanto você ainda era um pecador, Ele morreu por você.

O amor de Deus por você é incondicional e imerecido. Ele te ama apesar de sua desobediência, sua fraqueza, seu pecado e seu egoísmo. Ele te ama o suficiente para fornecer um caminho para a vida eterna e abundante. Da cruz, Cristo clamou: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que estão fazendo". Se Deus amou tanto aqueles que são pecadores, você pode imaginar o quanto Ele ama você - Seu filho através da fé em Cristo e que procura agradá-Lo?

Lições de Amor do Filho Pródigo

A parábola do filho pródigo, conforme registrada em Lucas 15, ilustra o amor incondicional de Deus por Seus filhos. O filho mais novo de um homem pediu ao pai por sua parte na propriedade, empacotou seus pertences e viajou para uma terra distante, onde ele desperdiçou todo o seu dinheiro em festas e prostitutas. Na época em que seu dinheiro acabou, uma grande fome tomou conta da terra e ele começou a morrer de fome. Ele finalmente recuperou o juízo e percebeu que os empregados do pai pelo menos tinham comida para comer. Ele decidiu: "Eu irei a meu pai e direi: 'Pai, pequei contra o céu e você, e não sou mais digno de ser chamado de seu filho. Por favor, aceite-me como contratado"

Enquanto ele ainda estava a uma longa distância, seu pai o viu chegando e se encheu de amorosa compaixão. Ele correu para o filho, abraçou-o e beijou-o. Eu acho que a razão pela qual ele viu seu filho vindo enquanto ele ainda estava a uma grande distância era que ele estava orando pelo retorno de seu filho e passava muito tempo a cada dia observando aquela estrada solitária na qual seu filho retornaria.

Mesmo quando o filho estava fazendo sua confissão, o pai interrompeu para instruir os servos a matar o bezerro cevado e se preparar para uma celebração - seu filho perdido havia se arrependido; ele mudou de ideia e voltou a se tornar parte da família novamente.

Deus demonstrou Seu amor por nós antes de sermos cristãos, mas essa história torna óbvio que Deus continua a amar seu filho que se afastou dele. Ele aguarda ansiosamente seu retorno à família cristã e à comunhão.

Mesmo quando você é desobediente, ele continua a amá-lo, esperando que você responda ao Seu amor e perdão. Paulo escreve:

Já que pelo seu sangue ele fez tudo isso por nós como pecadores, quanto mais ele fará por nós agora que nos declarou inocentes? Agora ele nos salvará de toda a ira de Deus que virá. E desde que, quando éramos seus inimigos, fomos trazidos de volta a Deus pela morte de Seu Filho, que bênçãos ele deve ter para nós agora que somos seus amigos e ele está vivendo dentro de nós!

Deus Disciplina os Que Ele Ama

O amor que Deus tem por você está muito além de nossa compreensão humana. Jesus orou: "Minha oração por todos eles (os discípulos e crentes de todas as épocas) é que eles sejam de um só coração e mente, assim como você e eu somos, Pai ... Eu neles e você em mim, todos sendo aperfeiçoado em um - para que o mundo saiba que você me enviou e entenderá que você os ama tanto quanto você me ama".

Pense nisso! Deus ama você tanto quanto ama seu único filho, o Senhor Jesus. Que verdade desconcertante e esmagadora de compreender! Você não precisa ter medo de alguém que te ama perfeitamente. Você nunca precisa relutar em confiar em Deus com toda a sua vida, pois Ele realmente ama você. E a parte quase inacreditável disso é que Ele te ama mesmo quando você é desobediente.

Mesmo no nível humano, pais amorosos demonstram tal amor. Eu amava meus filhos tanto quando eles eram desobedientes quanto eu os amava quando eles eram bons. Para o bem deles, porque eu os amo, às vezes achei necessário corrigi-los. Então é no seu relacionamento com Deus. Quando você é desobediente, Ele disciplina ou corrige você porque Ele ama você.

Hebreus 12 ensina sobre o amor que motiva a disciplina de Deus:

Você já esqueceu as palavras encorajadoras que Deus falou para você, seu filho? Ele disse: "Meu filho, não fique zangado quando o Senhor te castigar. Não desanime quando ele tem que te mostrar onde você está errado. Porque quando ele te castiga, isso prova que ele te ama ... Deixe Deus corrigir você, pois ele está fazendo o que qualquer pai amoroso faz por seus filhos Quem ouviu falar de um filho que nunca foi corrigido?

Já que respeitamos nossos pais aqui na terra, embora eles nos punam, não deveríamos nos submeter ainda mais alegremente a correção de Deus para que possamos começar realmente a viver?

Nossos pais terrenos nos corrigem por alguns breves anos, fazendo o melhor para nós do que sabiam, mas a correção de Deus é sempre correta e para o nosso melhor bem, para que possamos compartilhar sua santidade. Ser corrigido não é agradável enquanto está acontecendo - dói! Mas depois podemos ver o resultado, um crescimento silencioso na graça e no caráter.

A morte de Cristo na cruz satisfaz de uma vez por todas a ira e a justiça de Deus pelo pecado do crente. Deus castiga e disciplina você para ajudá-lo a crescer e amadurecer espiritualmente.

O Amor de Deus Vai Além Das Circunstâncias

Os primeiros cristãos suportaram perseguição, dificuldades e sofrimento inacreditável. No entanto, Paulo escreveu para eles:

Quem então pode impedir o amor de Cristo por nós? Quando temos problemas ou calamidades, quando somos caçados ou destruídos, é porque Ele não nos ama mais? E se estamos com fome, sem dinheiro, em perigo ou ameaçados de morte, Deus nos abandonou? Não, pois as Escrituras nos dizem que, por causa dele, devemos estar prontos para enfrentar a morte a cada momento do dia - somos como ovelhas à espera de matança; mas apesar de tudo, essa vitória esmagadora é nossa, uma vez que Cristo nos amou o suficiente para morrer por nós.

Pois estou convencido de que nada pode nos separar de seu amor. A morte não pode e a vida não pode. Os anjos não irão, e todos os poderes do inferno em si não podem impedir o amor de Deus. Nossos medos de hoje, ou preocupações sobre o amanhã ou onde estamos - bem acima do céu, ou no oceano mais profundo - nada jamais será capaz de nos separar do amor de Deus demonstrado por nosso Senhor Jesus Cristo quando Ele morreu por nos.

Esse amor está além de nossa capacidade de compreender com nossas mentes, mas não está além de nossa capacidade de experimentar com nossos corações.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem